A otoplastia está indicada em pessoas que apresentem:
- Orelhas proeminentes – “orelhas de abano” – deformidades congénitas
- Deformidades das orelhas provocadas por trauma como lóbulo fendido (“rasgado”)
- Orelhas assimétricas
- Idade superior a 5-6 anos
- Estabilidade emocional e expectativas realistas
A forma do pavilhão auricular e a extensão da deformidade irão influenciar as técnicas utilizadas e o resultado final da cirurgia
Existe altura ideal para a correção das orelhas aladas?
Não existe altura ideal para realização da cirurgia. No entanto, aspetos como o crescimento e consistência do pavilhão auricular, a pressão psicológica (incluindo bullying) e a vontade da criança, tem de ser tidos em conta para a decisão do timing para realizar a otoplastia. Neste sentido, a cirurgia poderá ser indicada a partir dos 5-6 anos (idade pré-escolar) ou mesmo na idade adulta
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica explica o procedimento de otoplastia e avalia o caso em questão, explica as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento e o paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A otoplastia é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 45 minutos, sendo realizado em ambulatório, com anestesia geral ou local. Os pacientes podem regressar ao trabalho ao final de uma semana, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 2 semanas e devem usar banda de otoplastia adequada.
O resultado final é variável, dependendo da forma e tamanho das orelhas antes da cirurgia, das características do paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.