A mamoplastia de aumento, também designada de aumento mamário, é uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelas mulheres a nível mundial.
Consiste na colocação de próteses de gel coesivo de silicone através de uma pequena incisão, para aumentar volume e/ou melhorar a forma da mama.
Em determinadas situações, poderá ser realizado o aumento mamário com enxertos de gordura (transferindo gordura de um local do corpo para a região mamária).
O objetivo principal é obter uma mama mais volumosa e um decote mais preenchido e natural, melhorando a autoimagem da mulher.
A grande vantagem da utilização de próteses é a de poder ser individualizada, de acordo com as características físicas e objetivos da paciente – existem vários tipos de próteses mamárias que diferem no tamanho, forma, perfil e textura.
1 semana
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica explica o procedimento de mamoplastia de aumento, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento, a paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia; neste mesmo momento é feita a simulação 3D em tempo real para a paciente ter uma ideia do resultado final possível. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 1 hora, sendo realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Pode ser realizado em ambulatório ou incluir um dia de internamento e implica a utilização de drenos por um período de cerca de 24 a 48 horas. As pacientes podem regressar ao trabalho ao final de uma semana, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 3 a 4 semanas, evitar a exposição solar precocemente e devem usar sutiã ortopédico adequado.
O resultado final é variável, dependendo da forma e tamanho das mamas antes da cirurgia, das características da paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.