Normalmente, as pacientes que pretendem realizar uma labioplastia apresentam estas condições:
- Pequenos lábios excessivamente grandes, irregulares ou assimétricos
- Redundância de pele em torno do clitóris
- Baixa autoestima
- Desconforto no uso de determinado vestuário
- Desconforto na prática de exercício físico ou durante a atividade sexual
- Ausência de fatores de risco graves e de patologia hormonal ou medicação importante
- Estabilidade emocional e expectativas realistas
Existem diferentes técnicas de labioplastia. Não há um método padrão para todas os pacientes e cada caso deve ser tratado individualmente, de forma personalizada. Normalmente é usado um fio reabsorvível para as suturas, sem necessidade de remoção de pontos, e a cicatriz torna-se imperceptível com o passar do tempo
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica avalia o caso clínico, explica o procedimento de labioplastia, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento e a paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A labioplastia é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 30 minutos a 1 hora, sendo realizado em ambulatório, com anestesia geral ou local com sedação. As pacientes podem regressar ao trabalho ao final de uma semana, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 4 semanas, bem como atividade sexual por 6 a 8 semanas.
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características da paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.