Normalmente a os enxertos de gordura estão indicados em pessoas que apresentem as seguintes situações:
- Região malar (maçãs do rosto) caída ou com perda de volume
- Região malar (maçãs do rosto) caída ou com perda de volume
- Sulcos nasogenianos pronunciados
- Sulcos ou rugas faciais pronunciados
- Aspeto encovado das pálpebras inferiores (olheiras)
- Lábios finos
- Insatisfação com a aparência global da face
- Ausência de fatores de risco graves, nomeadamente tabagismo
- Estabilidade emocional e expectativas realistas
A forma, a extensão dos sulcos e depressões faciais, bem como as características da pele irão influenciar as técnicas utilizadas e o resultado final da cirurgia
- Melhoria da autoestima e da autoconfiança
- Aparência rejuvenescida da face
- Melhoria da qualidade da pele
- Correção de rugas e sulcos profundos
- Volumização facial
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características do paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica avalia o caso clínico, explica os tratamentos indicados, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento e o paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
Os enxertos de gordura são um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com duração variável, sendo realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Pode ser realizado em ambulatório ou incluir um dia de internamento. Os pacientes podem regressar ao trabalho ao final de uma semana, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 2 semanas, evitar a exposição solar precocemente e devem usar cinta adequada.
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características do paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.