O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica avalia o caso clínico e explica o procedimento de abdominoplastia mais indicado, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas, o paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. Há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 1 a 2 horas, sendo realizado com anestesia geral, com 1 a 2 de internamento e implica a utilização de drenos por um período de cerca de 48 horas. Os pacientes podem regressar ao trabalho ao final de 2 a 3 semanas, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 4 a 6 semanas, evitar a exposição solar precocemente, devem usar cinta abdominal adequada e realizar drenagens no pós-operatório.
As cicatrizes são permanentes, mas com o tempo e cuidados instituídos, tornam-se finas e discretas, praticamente impercetíveis. Além disso, são posicionadas para que fiquem escondidas sob a roupa íntima e biquíni.
De referir que, para muitos pacientes, a abdominoplastia é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e não é substituto de um plano alimentar e da prática regular de exercício físico; estão também contraindicadas oscilações de peso no pós operatório.
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características do paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas, muitas vezes, a partir do 3º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.