O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica avalia o caso clínico e explica os procedimentos indicados, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento e a paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A correção do monte de Vénus é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 30 minutos a 1 hora sendo realizado em ambulatório, com anestesia geral ou anestesia local com sedação. As pacientes podem regressar ao trabalho ao final de uma semana, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 3 semanas, evitar a exposição solar precocemente e por vezes usar cinta adequada.
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características da paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas muitas vezes a partir do 1º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.