Quando se utilizam próteses na mastopexia, é importante discutir as várias opções possíveis, de acordo com as expectativas da paciente, características anatómicas e qualidade da pele, de modo que o resultado final fique harmonioso e natural.
Atualmente, há uma grande diversidade de próteses de diferentes formas, tamanhos, projeções e texturas com o objetivo de “personalizar” o mais possível o resultado da mastopexia com próteses:
- Forma
Existem fundamentalmente 2 formatos de próteses, as redondas, em que o pólo superior e inferior têm igual distribuição de volume, e as anatómicas ou em gota, com um formato a simular a mama feminina, concentrando mais volume no pólo inferior
- Tamanho
As diferentes marcas oferecem diferentes tamanhos de próteses que irão certamente ao encontro do que a paciente comum pretende. Atualmente com os sistemas de simulação 3D e com a utilização de “sizers”/medidores utilizados durante a cirurgia, pretende-se que o resultado seja o mais concordante possível com os desejos das pacientes
- Projeção/Perfil
Há vários tipos de projeção: perfil baixo, moderado, moderado plus, alto e super/ultra alto. Geralmente na mastopexia com próteses utilizam-se próteses com perfil moderado, moderado plus ou alto
- Revestimento/Textura
Há próteses com superfície lisa, texturizada, microtexturizada e com revestimento em poliuretano
- Certificação e garantia
Todas as marcas de próteses comercializadas em Portugal são aprovadas pela CE (Comunidade Europeia), porém são muito poucas (apenas 3 a nível mundial) as marcas aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration – americana), sendo que esta certificação implicou muitos estudos ao longo de muitos anos, o que traduz grande segurança e qualidade para a paciente. Por outro lado, é importante utilizar marcas que possuam garantias em caso de rotura, contratura, seroma (que são muito raros), sendo que são poucas as que têm garantia.
Em suma, é de extrema importância a seleção da marca de próteses que apresente o perfil máximo de segurança possível para as pacientes, o que acontece quando nos seleciona
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica explica o procedimento de mastopexia, nomeadamente se deve utilizar-se ou não próteses mamárias, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento, a paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia; há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
A mastopexia com ou sem próteses é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 1,5 a 2 horas, sendo realizado com anestesia geral. Pode ser realizado em ambulatório ou incluir um dia de internamento e implica a utilização de drenos por um período de cerca de 24 a 48 horas. As pacientes podem regressar ao trabalho ao final de duas semanas, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 4 semanas, evitar a exposição solar precocemente, ter cuidados com as cicatrizes e devem usar sutiã ortopédico adequado.
O resultado final é variável, dependendo da forma e tamanho das mamas antes da cirurgia, das características da paciente e do cumprimento das indicações médicas. Muitas vezes a partir do 2-3º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.