Normalmente, o lifting cervical e facial está indicado em pessoas que apresentem as seguintes situações:
- Insatisfação com a aparência global da face e/ou pescoço
- Aparência envelhecida da face e/ou pescoço
- Excesso de pele, flacidez e rugas no terço médio e inferior da face ou no pescoço
- Sulcos nasogenianos pronunciados
- Perda de volume nalgumas zonas, como na região malar
- Ausência de fatores de risco graves, nomeadamente tabagismo
- Estabilidade emocional e expectativas realistas
A forma da face, a extensão dos sulcos e depressões faciais, bem como as características da pele, irão influenciar as técnicas utilizadas e o resultado final da cirurgia
Os benefícios de um lifting cervicofacial são muitos, tendo não só um impacto direto na aparência global da face e pescoço, mas sobretudo na autoestima dos pacientes. Descrevem-se alguns pontos do impacto da cirurgia na vida dos pacientes:
- Melhoria da autoestima e da autoconfiança
- Melhoria das relações sociais
- Aparência rejuvenescida da face e pescoço
- Melhoria da flacidez
- Melhoria do contorno e volume faciais
- Harmonia e aspeto natural da face e pescoço
O resultado de um lifting cervicofacial é duradouro, mas é importante perceber que nenhuma cirurgia trava o processo natural do envelhecimento, apenas o retarda
O processo inicia-se com uma consulta de avaliação, onde a médica avalia o caso clínico e explica o procedimento de lifting cervicofacial, as cicatrizes, os riscos, resultados e complicações possíveis associadas ao procedimento e o paciente refere os seus desejos, gostos e expectativas com a cirurgia. E há espaço para esclarecimento de dúvidas sempre que necessário noutras consultas que antecedem a cirurgia.
O lifting cervicofacial é um procedimento cirúrgico realizado em meio hospitalar, com a duração aproximada de 3 a 4 horas, sendo realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação. Normalmente implica um dia de internamento e o uso de drenos. Os pacientes podem regressar ao trabalho ao final de 2 a 3 semanas, contudo devem evitar esforços físicos intensos por um período de 4 semanas, evitar a exposição solar precocemente e devem usar banda adequada.
O resultado final é variável, dependendo do estado prévio à cirurgia, das características do paciente e do cumprimento das indicações médicas, mas, muitas vezes, a partir do 3º mês de pós-operatório o resultado final já é visível.